Na natureza encontramos dois sistemas cromáticos: o Sistema Aditivo e o Sistema Subtractivo.
Sistema aditivo:
Sistema aditivo:
O sistema aditivo é aquele formado pelas três cores primárias (azul, vermelho e verde), decompostas a partir da luz branca solar que é a fonte natural de luz no planeta terra. As lâmpadas eléctricas, velas e outros aparatos luminosos, dão-nos iluminação sintética. Chama-se aditivo porque a adição das três cores primárias formam a luz branca. A decomposição das cores primárias da luz branca num prisma acontece devido às diferenças de comprimento de onda de cada cor, que vão do vermelho ao violeta.
O olho humano consegue perceber cores que possuem comprimentos de onde que vão de 380 nm (nanômetros - que é a milionésima parte do milímetro) a 780 nm. Abaixo de 380 estão os raios ultravioleta e acima de 780 nm a radiação infravermelha.
Quando misturamos essas cores primárias entre si temos os seguintes resultados:
Estas cores resultantes são
chamadas de cores secundárias da luz e são ao mesmo tempo as cores primárias do
sistema subtractivo.
Sistema subtractivo:
Tudo ao nosso redor possui cor e esta cor é formada pelos elementos naturais ou sintéticos que se encontram na sua camada externa.
Os pigmentos podem também ser naturais ou sintéticos. Esses pigmentos em contacto com as cores-luz vão absorver determinadas faixas de onda cromática e refletir outras, que serão captadas pelo olho humano.
O sistema subtractivo leva esse nome tendo em vista que a mistura de suas cores primárias tende ao preto, ou seja, ausência de luz.
A mistura entre as cores primárias do sistema subtractivo (azul-ciano, magenta e amarelo) resulta no seguinte:
A mistura entre as cores primárias do sistema subtractivo (azul-ciano, magenta e amarelo) resulta no seguinte:
Sem comentários:
Enviar um comentário