A realidade virtual é o uso de diversas tecnologias digitais
para criar a ilusão de uma realidade inexistente, levando a pessoa a locais
criados pelo computador. Ela começou a ser desenvolvida em várias áreas
diferentes a partir dos anos 70. Alguns dos primeiros usos foram em simuladores
de vôo, que ajudavam a treinar futuros pilotos. O uso da expressão realidade
virtual, porém, só apareceria por volta de 1989, em artigos do americano Jaron
Lanier, um visionário que, além de cientista da computação, é compositor e
artista plástico.
A maioria das pessoas ainda crê que a realidade virtual é
usada apenas para videojogos para imitar cenas de filmes como por exemplo The Matrix. Na verdade, a realidade
virtual tem aplicações práticas importantes em indústrias, na ciência e no
treinamento de profissionais para atividades de risco.
Por meio dela, engenheiros conseguem testar projetos de
automóveis e aviões antes de gastar dinheiro fazendo protótipos. Projeções
semelhantes são usadas em simulações de batalhas, nas pesquisas de engenharia
genética e até no estudo da previsão do tempo. A maior parte das imagens que
criam essas realidades virtuais não são filmadas ou fotografadas, e sim
montadas em modelos 3D de computação gráfica, técnica que aparece em filmes
como Toy Story. Mesmo com todo esse
avanço ainda há muito a explorar nessa área nos próximos anos.
“As the
Internet of things advances, the very notion of a clear dividing line between
reality and virtual reality becomes blurred, sometimes in creative ways.” - Geoff
Mulgan
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