De acordo com Fetterman & Grupta (1993), o conceito
multimédia restringe-se a aplicações que envolvam interactividade, cor e,
claro, apresentações multisensoriais. Para estes autores, multimédia é uma
experiência simultaneamente multisensorial e participativa, com um impacto
emocional que advém de informação auditiva, imagens e vídeo, e que ocorre num
ambiente interactivo de computador: “Multimédia Digital, ou simplesmente
multimédia, define-se como a integração de até seis tipos de media num ambiente
interactivo e colorido por computador” (Fetterman & Grupta, 1993).
O termo multimédia refere-se portanto a tecnologias com
suporte digital para criar, manipular, armazenar e pesquisar conteúdos. Os
conteúdos multimédia estão associados normalmente a um computador pessoal que
inclui suportes para grandes volumes de dados, os discos ópticos como os
CDs(CD-ROM,MINI-CD,CD-CARD) e DVDs, abrange também nas ferramentas de
informática a utilização de arquivos/ficheiros digitais para a criação de
apresentações empresariais, catálogos de produtos, exposição de eventos e para
catálogos eletrónicos com mais facilidade e economia. Privilegiando o uso dos
diversos sentidos visão, audição e tacto este tipo de tecnologia abrange
diversas áreas de informática.
Em latim "media" é o plural de "medium",
pelo que o termo "multi-media" pode ser considerado um pleonasmo.
De uma forma genérica, o conceito de multimédia pode ser definido
como a utilização de diversificados meios para a divulgação da mensagem.
"But theater, because of its nature, both text, images, multimedia effects, has a wider base of communication with an audience. That's why I call it the most social of the various art forms."
"But theater, because of its nature, both text, images, multimedia effects, has a wider base of communication with an audience. That's why I call it the most social of the various art forms."
- Wole
Soyinka
Sem comentários:
Enviar um comentário